Foto: André Moreira/VRFC
Chegou a hora da decisão! Volta Redonda e Portuguesa-RJ disputam a final da Copa Rio de 2022. O primeiro jogo será neste sábado, dia 08, no Raulino de Oliveira, às 16h (de Brasília). A partida de volta acontece no próximo sábado, dia 15, às 15h (de Brasília), no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. Os mandos foram definidos através de sorteio realizado na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ).
O campeão da Copa Rio tem direito à vaga nos torneios nacionais em 2023. Ele pode optar por jogar a Copa do Brasil ou Brasileirão Série D, e a competição que sobrar vai para o vice. Vale ressaltar que em 2022, o Volta Redonda chegou à segunda fase da Série C o que garantiu o clube em mais um campeonato da terceira divisão ano que vem. A Portuguesa-RJ jogou a Série D esse ano e caiu para o Amazonas-AM nas quartas de final.
Semifinais da Copa Rio
O Voltaço se classificou para a final após eliminar o Americano. O primeiro confronto aconteceu em Campos dos Goytacazes, no Estádio Ary de Oliveira e terminou empatado em 1 a 1. Na volta, vitória do Esquadrão de Aço por 3 a 2, no Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira.
Já a Portuguesa-RJ subiu a Serra e foi até Petrópolis jogar contra o Gonçalense/Petrópolis, no Atílio Marotti. Na ida, vitória dos donos da casa por 1 a 0. No jogo de volta, a Lusa levou a melhor, vencendo por 2 a 0, no Luso-Brasileiro.
Prováveis escalações:
Para o jogo contra a Lusa, o Volta Redonda não poderá contar com o meio-campo Mauro Gabriel e o atacante Wendson, ambos no Departamento Médico. O zagueiro Davison realiza tratamento e é duvida. O técnico Rogério Corrêa – que nesta semana renovou contrato com o Voltaço até o fim de 2023 – deve repetir a escalação que enfrentou o Americano.
TIME DO VOLTA REDONDA: Vinícius Dias, Yuri, Thomas Kayck, Iran, Luiz Paulo; Bruno Barra, Henrique Silva e Caio Vitor; Matheus Alessandro (Igor Bolt), Pedrinho, Lelê (Bruno Santos).
A Portuguesa-RJ deve vir desfalcada do lateral-esquerdo, Bruno Santos, que já não havia jogado contra o Gonçalense/Petrópolis na quarta-feira, dia 05, pela segunda partida da semifinal. O técnico Felipe Surian deve mandar a campo a seguinte equipe.
TIME DA PORTUGUESA: George, Pernão, Marcão, Leandro Amaro (Lucas Santos), Joazi; Netinho, Dija Baiano, Cafú; Skilo, Romarinho (João Paulo), Emerson Carioca.
Curiosidades:
O técnico da Portuguesa, Felipe Surian, reencontrará o Volta Redonda e o Raulino de Oliveira. O treinador estava no comando da equipe em 2016, quando o Voltaço foi campeão invicto da Série D do Brasileirão. Além disso, Surian, também foi campeão da Taça Rio no mesmo ano, derrotando o Resende na final.
Portuguesa e Volta Redonda já se enfrentaram em 2022, jogo válido pela primeira divisão do Carioca, dia 12 de março, no Luso-Brasileiro. A partida terminou empatada por 1 a 1. O resultado decretou o rebaixamento do Voltaço para a Série A2 do Estadual e, deu vaga para a Lusa jogar as semifinais da Taça Rio, onde caiu para o Resende. A Portuguesa-RJ finalizou o Cariocão na 6ª colocação com 12 pontos, enquanto, o Volta Redonda foi o 12º com 6 pontos. Agora, os times se enfrentam novamente, em dois jogos, valendo título.
Texto de Leandro Tavares