Foto: Divulgação 


Tudo o que é ruim pode piorar. Clubes se articulam para evitar rebaixamento em massa para a próxima temporada.
A Série B1 do Campeonato Carioca só termina em 16 de dezembro, mas antes do seu final, vai cair em mais uma virada de mesa típica da FERJ.

De acordo com o site Futebol do Rio, clubes da Segundona já se articulam para evitar o rebaixamento de nove clubes de uma vez só (7 para a B1 - terceira divisão e dois para a B2 - quarta divisão), quebrando o estabelecido pela própria FERJ em arbitral realizado em novembro do ano passado.

Segundo nossos colegas, o apelo dos clubes à entidade que regula o futebol no nosso estado já estava em estudo, mas ganhou força por causa do Olaria, que na última semana, procurou a entidade para alterar a regra de rebaixamento. Como é de conhecimento público, o Olaria vai disputar a terceira divisão em 2021, enquanto o Bonsucesso e o Campos tiveram os seus rebaixamentos confirmados à quarta divisão neste fim de semana.

Segundo a sugestão, a Série A2 seria adiada por um ano. Ou seja, em 2021 teríamos a mesma pirâmide (A-B1-B2-C) e só assim, ela seria alterada (A1-A2-B1-B2-C?) em 2022.

A Série A2 nasceu com a promessa de que cotas de TV seriam pagas aos 12 participantes do novo torneio. Mas muita coisa mudou de novembro de 2019 para cá. A TV Globo rompeu o contrato que tinha com a FERJ, que está conversando com o SBT. Os dirigentes acham que essa proposta inicial perdeu o sentido.


Porém, a federação se manteve irredutível e confirmou na última semana, o calendário 2021 do futebol carioca, com Seletiva, Série A2 e até uma Série C, ou seja, com 5 divisões.
Mas com essa movimentação dos clubes tudo pode mudar. As agremiações tentam uma reunião com a Federação para a próxima semana, quando termina a fase de grupos do segundo turno (Taça Corcovado).


Essa mudança, se concretizada, não muda o acesso.
Atualmente estão rebaixados à quarta divisão o Bonsucesso e o Nova Cidade, enquanto Serrano, Rio São Paulo, Serra Macaense, São Gonçalo, Olaria e Nova Cidade caíram para a terceira divisão. Ainda lutam por uma vaga na nova Série A2 Artsul e Goytacaz.


Texto de Luiz Nascimento, com informações de Gabriel Andrezo, do site Futebol do Rio.

Matéria publicada em 23/11/2020 às 09:53

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.