Foto: Divulgação

A hora é agora! Depois de 11 meses, o Friburguense retorna aos gramados com a missão de voltar à elite do Campeonato Carioca e ficar entre os principais clubes do estado do Rio. E a luta já começa neste sábado, diante do Nova Iguaçu, às 15h, no Estádio Laranjão. 

Após escapar do rebaixamento da Série B1 e do adiamento da Copa Rio, que seria disputada no segundo semestre de 2020, o Frizão iniciou sua preparação para o estadual no dia 15 de dezembro. Inicialmente, com um grupo reduzido de jogadores, a maioria do sub-20. O elenco só foi estar completo no início deste ano, devido às dificuldades financeiras (cotas de TV, além da pandemia).

Mesmo em meio às dificuldades para montar a equipe, o clube reuniu um plantel com nomes novos, como os atacantes Jhonatan e Lucas Sales, o volante Caleb e o meia Jefferson. Além disso, os meias Jorge Luiz e Gleison, o goleiro Afonso, o atacante Toshyia e o lateral-esquerdo Flavinho, rostos conhecidos do torcedor Tricolor, também fazem parte do elenco. O grupo sofreu duas importantes baixas para esta temporada: os ídolos Ziquinha (atacante) e Bidu (volante/zagueiro) se aposentaram e vão integrar a comissão técnica do Friburguense na disputa da Seletiva. 

E por falar em comissão técnica, o comandante do Frizão e responsável por buscar o acesso à elite do Cariocão 2021, o que não acontece desde 2016, o técnico Cadão destaca que a equipe foi montada de acordo com a ideia de jogo que ele projeta para o Friburguense. O ídolo e atual treinador pontuou que a expectativa para a estreia aumentou, especialmente após 11 meses sem o clube disputar jogos oficiais: 

– A nossa expectativa aqui é grande. Estamos há praticamente um ano sem jogar. Então, nossa ansiedade aumentou para este duelo contra o Nova Iguaçu e para a Seletiva. O trabalho vem sendo muito bem feito. Neste momento, estamos entrosando e tentando qualificar ao máximo a nossa equipe – revelou o treinador.

Sem nenhum medalhão na equipe, contando com veteranos que já marcaram época no time, o elenco tem aproximadamente 30 jogadores. Após a vitória no último jogo teste, por 3 a 1 contra o Sampaio Corrêa, o treinador ainda não definiu um time titular para a competição. 

Para defender a meta, o time conta com os arqueiros Afonso, Marcão e Ezio. Nas laterais, pelo lado direito, Sanderson, Jairo e Igor Gomes. Já no lado esquerdo, Wallace Camilo, Ricardo e Flavinho. Na zaga, a barreira estará firme com os atletas Bruno Leal, Jhonata, William, Pierre e Cristopher. Para a “volância”, o time conta com Luiz Felipe, Wellington, João Victor, Caleb, Henrique, Zé Carlos e Barroso. No meio-campo, Jorge Luiz, Jefferson, André, Gustavo e Lucas Sales, além de Gleison, na reta final de preparação. E para o ataque, o time conta com o japonês Toshyia, Jhonatan, Lucas, Miguel, Thai e Dudu. Esses serão os atletas que estarão à disposição do treinador Cadão

Confira a relação do Friburguense para a Seletiva do Cariocão 2021:


 Elenco do Frizão para a disputa da Seletiva do Cariocão 2021

 

O comandante do Tricolor da Serra destacou também que a confiança é alta para buscar um espaço entre os doze melhores times do futebol carioca. 

– Estamos confiantes de que vamos conseguir esse objetivo de estar na fase principal do Carioca. E se Deus quiser, com o trabalho que a gente vem realizando aqui, temos tudo para conseguir – disse Cadão. 

Seletiva:

O Friburguense vai enfrentar América, Americano e Cabofriense, além de Nova Iguaçu e Sampaio Côrrea, campeão e vice da Série B1. O regulamento do torneio prevê os seis times se enfrentando em turno e returno. Apenas o time de melhor campanha avança. 

Fase principal do Carioca:

Em dezembro, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os clubes decidiram por uma nova fórmula de disputa para a fase final do Estadual que conta com os quatro grandes clubes do estado: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Com início em 27 de fevereiro, a Taça Guanabara terá 11 rodadas e os quatro primeiros colocados decidirão o Campeonato Carioca. As cinco equipes que não conseguirem vaga na fase principal do torneio, jogarão obrigatoriamente a Série A2 estadual ainda em 2021, de acordo com o regulamento da Ferj.  

Tabela:

Confira a tabela do Frizão na Seletiva: 

  • 1ª Rodada: 16 de janeiro – 15h - Nova Iguaçu x Friburguense – Laranjão
  • 2ª Rodada: 20 de janeiro – 15h - Friburguense x Americano - Eduardo Guinle
  • 3ª rodada: 23 de janeiro – 15h - Cabofriense x Friburguense - Correão
  • 4ª Rodada: 27 de janeiro – 15h - Friburguense x América - Eduardo Guinle
  • 5ª Rodada: 30 de janeiro – 15h - Friburguense x Sampaio Corrêa - Eduardo Guinle
  • 6 ª Rodada: 3 de fevereiro - 15h - Friburguense x Nova Iguaçu - Eduardo Guinle
  • 7ª Rodada: 6 de fevereiro – 15h - Americano x Friburguense - a definir
  • 8ª Rodada: 10 de fevereiro – 15h - Friburguense x Cabofriense - Eduardo Guinle
  • 9ª Rodada: 17 de fevereiro – 15h - América x Friburguense - Giulite Coutinho
  • 10ª Rodada: 20 de fevereiro – 15h – Sampaio Corrêa x Friburguense – Lourival Gomes


Acompanhe abaixo a análise dos outros times no Raio-X da Seletiva:

Americano
Cabofriense
America
Sampaio Corrêa
Nova Iguaçu

Texto de Juan Lira
Matéria publicada em 16/01/2020, às 09:40

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.