Foto: Divulgação

No dia 28 de janeiro de 2021, a CBF informou às Federações Estaduais que a FIFA implementou novo sistema único de registro de atletas, o FIFA Connect System, bem como o FIFA ID, buscando otimizar o processo de registro e transferências de atletas em nível global. 

Nesse sentido, a FIFA busca aumentar a transparência e a eficiência no que se refere à distribuição de recompensas por formação de atletas, o chamado mecanismo de solidariedade e a indenização por formação (trainning compensation).

Diante disso, é importante destacar que, a partir de agora, os valores referentes a mecanismo de solidariedade e indenização por formação serão calculados através do Passaporte Desportivo Eletrônico, que é gerado através do FIFA Connect System com base nas informações do sistema de registro da CBF, o famoso Gestão Web.

Logo, informações de vínculos de atletas que não constem no sistema Gestão Web da CBF e somente constem em sistemas de registro de Federações Estaduais não serão consideradas no cálculo dos valores referentes a mecanismo de solidariedade e indenização por formação. 

Em termos práticos, os clubes profissionais do estado do Rio de Janeiro que somente possuíam o hábito de registrar seus atletas da base no sistema BIRA da FFERJ deverão se atentar para a necessidade de registro destes atletas no sistema Gestão Web da CBF, para que possam garantir direito de recebimento de valores referentes a mecanismo de solidariedade e indenização por formação.

Texto de Barreto – Gestor Executivo de Futebol

Matéria publicada em 13/02/2021 às 19:10

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.