A Copa Rio está de volta! A copa estadual, cancelada em 2020 pela pandemia da Covid-19, será disputada em 2021 e terá a participação de 24 equipes. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro sorteou e divulgou a tabela do torneio na última quarta (16). 

Serão cinco fases: primeira fase, oitavas, quartas, semifinal e final, sempre com jogos eliminatórios de ida e volta e disputa de pênaltis em caso de empate após as duas partidas. Só podem participar da Copa Rio os times fluminenses abaixo da Série B do Brasileiro ou que não tenham divisão. A copa dá vaga para a Série D e para a Copa do Brasil de 2022 --- o campeão escolhe o torneio que vai disputar e a opção restante é do vice-campeão. 

As 24 equipes participantes foram selecionadas considerando os resultados dos Estaduais do último ano. Assim, estarão na Copa Rio 2021 os oito melhores times da Série A do Carioca em 2020 (exceto a Portuguesa, que abriu mão da participação por já ter vaga nas duas competições nacionais de 2022), os dois melhores do Grupo X (que definiu o rebaixamento) da Série A 2020, os oito melhores da Série B1 2020 e os seis melhores colocados da Série B2. Os que disputaram a primeira divisão fluminense no ano passado (Boavista, Friburguense, Bangu, Resende, Macaé, Madureira, Volta Redonda e Cabofriense) entrarão nas oitavas de final. 

OS CONFRONTOS 

AMERICANO x CARAPEBUS (quem passar enfrenta o Boavista nas oitavas); 

AMERICA x 7 DE ABRIL (quem passar enfrenta o Friburguense nas oitavas); 

SERRANO x PÉROLAS NEGRAS (quem passar enfrenta o Bangu nas oitavas); 

ANGRA DOS REIS x CAMPO GRANDE (quem passar enfrenta o Resende nas oitavas; 

DUQUE DE CAXIAS x BARRA DA TIJUCA (quem passar enfrenta o Macaé nas oitavas); 

ARTSUL x NOVA IGUAÇU (quem passar enfrenta o Madureira nas oitavas); 

SAMPAIO CORREA x AUDAX RIO (quem passar enfrenta o Volta Redonda nas oitavas;) 

GONÇALENSE x MACAÉ (quem passar enfrenta a Cabofriense nas oitavas). 

A Copa Rio, que começará em 4 de agosto, tem seu término previsto para o dia 10 de novembro. O último campeão do torneio foi o Bonsucesso. O maior vencedor da copa estadual, criada em 1991, é o Volta Redonda, que conquistou quatro títulos (1994, 1995, 1999 e 2007). 

Texto de Lucas Ricardo

Matéria publicada em 21/06/2021 às 08:10

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.