Foto: reprodução/TV FERJ

O Cariocão 2021 no campo só começa em janeiro, com a Seletiva, mas fora dele, está sendo travada uma batalha pelos direitos de transmissão.

Segundo informa o Estadão, Band (que já chegou a transmitir o campeonato em vários momentos, alguns deles até com exclusividade) e SBT (que transmitiu o jogo de volta da final do Carioca 2020) querem adquirir os direitos de transmissão do certame, que a edição deste ano, era transmitido em TV aberta e pay - per - view pela TV Globo, que rompeu o contrato que tinha até 2024 após o Flamengo transmitir uma partida fazendo valer a MP do Mandante. A própria Globo também está interessada. Vale ressaltar que já informamos que o SBT foi o primeiro a demonstrar interesse em transmitir o campeonato de 2021.

Segundo o apurado, já houve conversas por parte das emissoras do Morumbi e de Silvio Santos com a FERJ, porém, ambos os canais aguardam as próximas semanas para assim, formalizar uma proposta.

O Carioca 2021 terá uma mudança importante no formato, agora teremos 12 times em vez de 16, e isso pode impactar nos valores da transação.

O grande divisor de águas se chama Clube de Regatas do Flamengo. As partes interessadas querem saber qual é o posicionamento rubro - negro relativo aos direitos de transmissão. Vale lembrar que a TV Globo no começo do ano, rompeu com o Flamengo, porque o time da Gávea pediu uma cota de R$ 100 milhões. Seis vezes mais do que os outros 3 times grandes recebiam (Vasco, Fluminense e Botafogo recebiam R$ 15 milhões). Com isso, o Flamengo resolveu transmitir seus jogos por conta própria, só em áudio. Porém, a Globo rompeu o contrato com a FERJ justamente porque o Flamengo transmitiu seus jogos com imagens, sem autorização da emissora, numa movimentação parecida com a que foi feita pelo Athletico Paranaense.

Além das três emissoras abertas, Claro e Sky cogitam comprar os direitos e exibir os jogos no pay-per-view. Vale lembrar que até 2014, a Sky exibia com exclusividade o Campeonato Espanhol em canal próprio.

O interesse da TV em exibir o campeonato mais charmoso do país é muito maior do que ter bom ibope na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a segunda maior do Brasil. O estadual também dá boa audiência em todo o Brasil, já que em estados como Amazonas, Espírito Santo, Paraíba, e até em estados com campeonatos mais fortes, como Minas Gerais, existem muitos torcedores dos times cariocas. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Fla - Flu que decidiu o Carioca de 2020 rendeu um pico de 34 pontos, superando o Jornal Nacional, na cidade onde a TV Globo nasceu e mantém uma hegemonia de décadas na audiência. Mas não foi só no Rio. A partida também teve bons números em outras regiões, tudo por causa do Flamengo, que historicamente é um campeão de audiência.

Segundo a Rede Globo, só os campeonatos Paulista e Carioca possuem bons índices fora de seus estados.

Vale lembrar que com o fim da MP 984, os times mandandes não poderão negociar individualmente. Ou seja, o Flamengo não vai poder transmitir seus jogos pelo MyCujoo, por exemplo.

O Campeonato Carioca 2021 começa em 16 de janeiro, com a Seletiva, e no dia 28 de fevereiro, com a fase principal. Os grupos ainda serão sorteados, além do regulamento da primeira fase será definido.

Texto de Luiz Nascimento, com informações de Estadão Conteúdo

Matéria publicada em 17/12/2020, às 18:21

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.