Fundado em 4 de junho de 2004 como Profute Futebol Clube, a equipe de Itaboraí passou por mudanças ao longo dos ano. Entre 2010 a 2017 chamou-se Itaboraí Profute Futebol Clube, já em 2017, após uma parceria com o Associação Atlética Volantes, o clube mudou-se para Mesquita, e passou a se chamar Profute Volantes Futebol Clube entre 2017 e 2019. Em 2020 voltou a se chamar Itaboraí Profute Futebol Clube. 

Sua história começa em 2005. Nesse ano, disputa a terceira divisão do Cariocão e se classifica em segundo lugar na fase de grupos, porém, cai logo nas quartas de final contra o Estácio de Sá Futebol Clube, que mais tarde se sagrou campeão da competição. No ano seguinte disputa a fase preliminar da Segunda Divisão, mas acaba  em 6º  na fase de grupo e é eliminado. No ano seguinte a equipe tem um desempenho pior e conta com um erro da equipe Estácio de Sá Futebol Clube para se manter na segunda divisão. 

A trajetória segue a mesma até 2010, quando a equipe acaba sendo rebaixada. Em 2011, anuncia a suspensão das atividades profissionais sofrendo automaticamente descenso à Série C. A agremiação deixa suas instalações em Tanguá. Porém uma troca na gestão traz a equipe de volta ao futebol. Com Márcio Santos o clube se movimenta nos bastidores afim de se profissionalizar nas seguintes áreas: ações de marketing, mudança de nome, investimento nas categorias de base e mudança de casa para o Marrentão. 

O clube logo após passou por um longo período de inatividade, voltando as competições em 2016, sendo campeão do Torneio Amistoso da FERJ, equivalente a um nível abaixo da Série C do carioca. Para a disputa da Série C de 2021, o Itaboraí Profute mandará seus jogos no Estádio Joaquim Flores, em Nilópolis. Sua estreia esta marcada contra o Barcelona, no dia 30 de maio, às 10h.


Texto de Pedro Vinícius

Matéria publicada em 19/05/2021 às 20:50  

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.