Fundado em cinco de dezembro de 1999, o clube surgiu devido a uma divisão de dirigentes do Internacional Futebol Clube de Jacarepaguá. A primeira diretoria foi montada com Valdeir Peludo Lobo como presidente, Augusto Vieira como vice-presidente (atualmente é o presidente da equipe). O clube tem como diretrizes os lemas: ética na prática do esporte, profissionalismo, zelo pela imagem do clube, respeito ao torcedor, valorização dos sócios e atletas, trabalho em equipe, compromisso com a sociedade e integridade e determinação. 

A construção da equipe se deu devido às brilhantes passagens de jogadores brasileiros pela equipe da Catalunha. Inspirado nas temporadas de Romário e Ronaldinho, a equipe estreou no futebol profissional em 2000 disputando a quarta divisão do Campeonato Carioca. Ainda sem títulos no esporte profissional, a equipe tem por objetivo desenvolver talentos de sua categoria de base como contou Marcos da Silva, ou Marcão, investidor da equipe: 

“Nós apostamos muito na formação de atletas. Um clube que não conta com grandes patrocinadores precisa e deve investir nas suas categorias de base. Somente assim conseguirá se manter por mais tempo em atividade. Temos que buscar a essência desse time que é de formação de atletas. Um grande exemplo é o Thiago Silva, estrela mundial e grande nome da Seleção Brasileira. Temos feito um trabalho estruturado, com um forte investimento junto com o presidente do clube para que possamos chegar ao nível do que é o Nova Iguaçu hoje.” 

Objetivos de temporada

Marcão comenta sobre os objetivos do Barcelona:

 “O investimento e todo o planejamento são feitos para a exportação dos nossos atletas para os principais clubes do Brasil. Esse é o trabalho e a nossa linha de pensamento. Entendemos que investindo em estrutura e tendo uma boa capacitação, podemos nos tornar grandes parceiros dos grandes clubes do Rio e do Brasil. Claro que não é um trabalho pra agora e tudo que envolve o futebol requer tempo. Estamos otimistas de chegar ao patamar que traçamos muito em breve.”  

A equipe tem a categoria de base como especialidade. Além de Thiago Silva, outra peça foi vendida recentemente e chega para atuar na Série B do futebol nacional. Trata-se de Dieguinho, que chega ao Goiás, após passagem de sucesso na equipe carioca. 

Calendário de disputa 

A disputa será entre maio e setembro e contará com os seguintes clubes: AE Independente, EC Atlético Carioca, Barcelona EC, Bela Vista FC, CAACBrasil FC, Canto do Rio FC, EC Resende, Império Serrano EC, IQSL Brasileirinho CS, Itaboraí Profute FC, Juventus FC, Paduano EC, SE de Búzios, Santa Cruz FC, Uni-Souza FC, União Central FC e União de Marechal FC.


Texto de Pedro Vinicius

Matéria publicada em 12/05/2021 às 23:40  

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.