A Associação Esportiva Independente foi criada em 29 de dezembro de 1992 por Wanderson Agostinho. O clube era voltado para competições amadoras, porém, em 2000 passou a atuar de forma profissional. Sob gestão de Jeová Ferreira (ex-jogador de clubes brasileiros como o Fluminense, Náutico, Paraná Clube e Seleção Brasileira Juvenil), a equipe venceu o campeonato carioca da série C e foi para a série B em 2001.

Em 2001 a equipe cai de divisão e joga o campeonato Macaense amador em 2001 e 2002 vencendo em ambos os anos. Em 2004, volta a disputar a Série C e chega à final, perdendo para a equipe de Zico (CFZ). Os anos seguintes foram de problemas financeiros da equipe e alguns rivais surgiram ocupando o lugar da equipe de Macaé. O clube chegou a ser vendido em 2009 para um grupo de investidores, e, entre 2012 e 2018, vence 4x o Campeão Macaense de Futebol. 


Objetivo da temporada 


Neste ano, a equipe voltou a atuar profissionalmente e segundo o membro da diretoria Juper Ribeiro Jr a equipe usará jogadores criados dentro de casa: 

“Ainda estamos montando um elenco, chegaram alguns atletas vindo de Campos, ex-atletas do Roxinho (Campos Atlético Associação) e Goytacaz, e algumas peças de Macaé, alguns ex-atletas do Serra Macaense.... Inclusive o treinador é o 'Rodriguinho', ex-treinador do Sub-20 do Serra Macaense. Mas o nosso intuito a princípio é trabalhar com jogadores de base, e principalmente atletas de Macaé e cidades circunvizinhas”. 

O membro da diretoria comentou sobre a estratégia do clube na série C: 

A princípio a meta é subir para a série B2 ainda este ano. Como disse, em 2018 participamos pela última vez da Série C, e voltamos agora para firmar nosso nome nas competições profissionais da FERJ. Contamos com a coordenação de Jeová Ferreira (ex-atleta profissional da cidade e Seleção Brasileira de Juniores). Ainda não temos nenhum atleta de peso, pois como disse, priorizamos atletas de categorias de base e que venham do futebol amador”


Calendário de disputa 

A disputa será entre maio e setembro e contará com os seguintes clubes: AE Independente, EC Atlético Carioca, Barcelona EC, Bela Vista FC, CAACBrasil FC, Canto do Rio FC, EC Resende, Império Serrano EC, IQSL Brasileirinho CS, Itaboraí Profute FC, Juventus FC, Paduano EC, SE de Búzios, Santa Cruz FC, Uni-Souza FC, União Central FC e União de Marechal FC.


Texto de Pedro Vinícius

Matéria publicada em 10/05/2021 às 22:40    

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.