foto: PROJETO FARO

   O primeiro time de Futebol de Amputados de Rio das Ostras (FARO), no município e único do Estado do Rio de Janeiro, foi oficialmente conhecido pela população riostrense e região. 

   A apresentação aconteceu em um jogo-exibição no campo do Sport Rio, no bairro Jardim Campomar em Rio das Ostras. O time tem como finalidade reintegrar as pessoas deficientes à sociedade com inclusão social por meio do esporte.

  O futebol dos amputados cumpre seu papel, atuando na implementação de medidas que visem obter a melhoria em sua condição de existência, mediante atuação esportiva junto à comunidade, família, entidades e aos poderes públicos, para ampliação da assistência, reabilitação, amparo, capacitação profissional e aproveitamento da mão de obra da pessoa com deficiência física. 

  O FARO dessa forma, busca a parceria do poder público, empresários e da inciativa privada para patrocinar o time para promover seus integrantes a sua plena integração e inclusão na sociedade. Inclusive a formação e qualificação profissional das pessoas com deficiência, por meio de cursos profissionalizantes ou firmando convênios educativos com outras entidades públicas e privadas. 

  O objetivo é a participação em competições nacionais, como Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, além de promover a modalidade participando de apresentações em eventos públicos ou privados, como também palestras de incentivo a instituições da sociedade civil organizada. 

                                                                                                     A EQUIPE

 O time de Futebol de Amputados de Rio das Ostras foi fundado em 14 de abril de 2017 por deficientes físicos. É um grupo desportivo e sem fins lucrativos e econômicos. Atualmente, a equipe, é formada por atletas riostrenses em sua grande maioria e de cidades ao redor, conta com 24 atletas já profissionais e reconhecidos pela Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos (ABDDF).

  Além deles, há ainda a comissão técnica, composta por dois treinadores, preparador físico e massagista.

  Hoje graças às parcerias já firmadas com outras instituições, os treinos-jogos do FARO são realizados nas instalações do Campo Arena Sport Society (Flamenguinho), Campo Society do bairro Serra mar e Vila Olímpica em Rio das Ostras-RJ. Além de futebol que é o carro-chefe,  atividades como canoagem, natação e futvôlei também são realizadas.

 Acompanhe também pelo Facebook: https://www.facebook.com/farofuteboldeamputados/  

  Interessados em participar, patrocinar, colaborar e ou fazer parte da instituição como do time podem entrar em contato pela página do Instagram: @farofuteboldeamputados ou pelo e-mail: futeboldeamputadosfaro@gmail.com


Texto: Michael Ribas





Comentários
* O e-mail não será publicado no site.