Foto: Vitor Silva
As Gloriosas conquistaram o tricampeonato Carioca, e dessa vez foi em cima do Flamengo, que era favorito na competição, por ter um elenco com nomes muito fortes e o melhor ataque do campeonato com 119 gols marcados.
A equipe do Botafogo foi a única que conseguiu marcar gols nas Meninas da Gávea, que até o primeiro jogo da final, estavam invictas na competição.
Ainda na partida de ida que foi realizada no Estádio Caio Martins, as gloriosas abriram uma boa vantagem sobre a equipe Rubro-negra, o jogo acabou em 3 a 1 para o time Alvinegro. Já na partida de volta realizada esta manhã (05) na Gávea, o Botafogo surpreendeu novamente e marcou mais dois gols, garantindo assim a conquista da Taça. Esta foi a primeira partida que o Flamengo não marcou gols.
As meninas da Gávea começaram pressionando bastante e tendo boas chances de gol, dando trabalho a defesa Alvinegra. Mas as Gloriosas não se assustaram e conseguiram encontrar espaços na defesa Rubro-negra, começando a ter grandes chances de gol, principalmente de contra ataque.
O Glorioso abriu o placar ainda no primeiro tempo, Kamilla recebeu um passe açucarado na ponta, ajeitou e ainda de fora da área bateu acertando o ângulo da goleira Gabi Groco.
O segundo gol veio no finalzinho do primeiro tempo, Camila Oliveira cobrou uma falta de longe, quase do meio campo e conseguiu encobrir a goleira Rubro-Negra.
A segunda etapa da partida foi agitada, a equipe do Flamengo parou várias vezes na goleira Yasmin que foi um dos destaques do jogo, fazendo pelo menos três grandes defesas e ajudando o Fogão a segurar o placar até o final.
Quando o árbitro deu o apito final, as Gloriosas se consagraram campeãs do Estadual pela terceira vez (2014, 2020 e 2022).
Texto de Beatriz Andrade