Pela primeira vez na Seletiva, o Sampaio Corrêa é a equipe mais jovem entre os times que estão na disputa da vaga para a disputa do Campeonato Carioca. Com apenas 14 anos de vida, o Galinho da Serra foi fundado no dia 20 de fevereiro de 2006 e conquistou rapidamente o seu espaço no futebol carioca.

O clube-empresa estreou na terceira divisão de profissionais no mesmo ano de fundação. Logo no primeiro campeonato que disputou, surpreendeu e fazia ótima campanha, liderando sua chave na primeira fase da competição. A equipe vinha muito bem e estava eliminando seus concorrentes e tendo chances reais de conquistar o acesso. Porém, uma escalação irregular acabou com todos os projetos do Galinho naquela temporada, resultando na eliminação da equipe na competição. Certamente, por conta da inexperiência dos dirigentes a irregularidade acabou ocorrendo e serviu de lição para os próximos anos.

Três anos após a fundação veio o primeiro título da jovem equipe de Saquarema. Após uma excelente campanha nas fases anteriores, a final foi coroada com uma grande vitória do Galinho. O adversário de sua primeira final na história era a o Fênix 2005 Futebol Clube. A primeira partida, fora de casa, foi vencida pelo Galinho por 3 a 1, e no jogo de volta, para encerrar com chave de ouro a campanha, O Sampaio conquistou uma vitória por 3 a 0 em casa, conquistando a Terceira Divisão Estadual, a primeira grande conquista do Sampaio Corrêa.

Desde 2010 foram onze participações na Segunda Divisão do Carioca, até chegar ao ápice da história do clube: o acesso inédito para a elite, no final de 2020, após grande campanha comandada pelo treinador Luciano Quadros.

Um dos maiores orgulhos da equipe de Saquarema é a boa estrutura construída e a fama de bons pagadores. A equipe ostenta com orgulho a fama de jamais ter atrasado um salário em sua história. A agremiação possui uma estrutura que dá excelentes condições dos atletas desenvolverem seu potencial, além do C.T Ninho do Galo, o Sampaio Corrêa é dono do Estádio Lourival Gomes de Almeida, com capacidade para três mil pessoas.

O mascote da equipe é o Galinho da Serra. O motivo do Galinho ser o principal símbolo da equipe é porque a ave é predominante na Região dos Lagos e muitas delas vivem em torno do CT da equipe. As cores do Sampaio Corrêa são o azul, branco e o amarelo.

O Sampaio Corrêa está há dois dias da grande estreia da estreia história para a equipe de Saquarema. Sampaio Corrêa jogará fora de casa contra o America-RJ no sábado (16) às 15:00 no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. 


Texto de Caio Bezerra

Matéria publicada em 16/01/2020, às 11:33

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.